O primeiro passo é acessar a Plataforma Brasil. Já sendo usuário, é só fazer o login e informar a senha. Sendo usuário novo, você deve fazer o cadastro.
As janelas que se sucedem trazem as etapas em que as informações devem ser fornecidas.
Em Informações Preliminares, a primeira aba, você informa se a pesquisa envolve seres humanos, fornece seus dados pessoais, autoriza a ação de assistentes ou de uma equipe, indica a instituição proponente e se é um estudo internacional ou não.
Sempre ao término de uma página, clicar no botão Avançar libera a próxima aba.
Em Área de Estudo, você escolherá uma ou mais áreas temáticas especiais, como genética, reprodução, fármacos e medicamentos, entre oito opções. Dentre oito grandes áreas do conhecimento, segundo o CNPq, você pode escolher até três. Também determina o título científico da pesquisa e o título público, bem como os contatos.
Abrindo a aba Desenho de Estudo/Apoio Financeiro, você seleciona se a pesquisa é observacional ou de intervenção/experimental. Os descritores gerais e específicos devem ser informados e adicionados, bem como o tipo de intervenção e sua natureza. Outras informações dizem respeito às fases, ao uso de placebo, aplicação de washout, apoio financeiro e palavra-chave.
Detalhamento do Estudo traz campos para descrever Introdução, Resumo, Hipótese, Objetivo Primário, Objetivo Secundário e Metodologia Proposta; critérios de inclusão e exclusão, além de riscos, benefícios, metodologia de análise de dados, tamanho da amostra, datas e países de recrutamento.
Avançando no sistema, abre-se a aba Outras Informações, na qual você informa se utilizará prontuários ou dados demográficos como fontes secundárias, o número de indivíduos e grupos participantes, se o estudo é multicêntrico, se o TCLE pode ser dispensado, se haverá armazenamento de amostras em banco, com as respectivas justificativas, cronograma de execução, detalhamento do orçamento financeiro, com a discriminação de despesas, bibliografia e outras informações, justificativas ou considerações a critério do pesquisador. A seção de upload de documentos em diversas extensões de arquivo permitidas fecha esta etapa e passa-se para a última aba, Finalizar, onde você informa se deseja manter o projeto em sigilo e por qual prazo, e declara compromisso a diversas condições conforme a ética e boas práticas clínicas e de laboratório, entre outras. O botão para enviar o projeto ao CEP encerra o procedimento de submissão da pesquisa.
Estrutura do Projeto:
a) Folha de rosto: identificação da instituição (universidade, unidade acadêmica, curso); título do trabalho desenvolvido pelo aluno; título do projeto de pesquisa do orientador; nome do aluno (autor); nome do orientador;
b) Estrutura do plano de trabalho:
• Introdução (explanação concisa, na qual são estabelecidas sucintamente a caracterização do problema, sua pertinência e relevância);
• Objetivos (objetivo é tudo aquilo relativo ao projeto, o fim a atingir, o alvo proposto);
• Métodos (devem ser descritos de forma clara, detalhada e exaustiva, de acordo com o encadeamento lógico das atividades a serem desenvolvidas / deve ficar claro como serão implementadas as diferentes estratégias para atingir os objetivos);
• Cronograma (deve ser detalhado e coerente com o encadeamento lógico das atividades e guardar estreita relação com o que foi descrito na metodologia / sua duração é a mesma da bolsa do aluno – 12 meses);
• Referências, de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Vancouver ou APA (American Psychological Association).
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